Causas da Acne

Causas da Acne


rosto com acne


A acne é o resultado de uma inflamação da pele, geralmente na face, tórax, ombros ou costas. 

Embora possa surgir em qualquer idade, a puberdade é mais comum porque o aumento dos níveis hormonais estimula o funcionamento das glândulas sebáceas.

Normalmente, essas glândulas produzem um tipo de gordura essencial para a proteção da pele. 

Essa secreção oleosa passa pelo folículo piloso (o orifício pelo qual o cabelo sai) junto com as células mortas e, por fim, é eliminada. Mas se a secreção for excessiva, parte da sebo ficará retida e obstruindo os poros. 

Quando isso acontece, os depósitos oleosos atraem bactérias, especialmente P. acnes, para a área.

Este microrganismo libera substâncias tóxicas que irritam a pele. Para impedi-lo, células de defesa são recrutadas e desencadeiam uma resposta inflamatória. 

O resultado é visto no espelho: o cravo é formado, pode aumentar seu volume e ficar vermelho—— casos mais graves chegam a virar abcessos com pus.

Sinais e sintomas

– Coceira e irritação na região afetada

– Pontos pretos (cravos marcam o estágio inicial ou o tipo mais ameno da acne)

– Espinhas (pontos brancos, arredondados, com uma área avermelhada em volta)

Fatores de risco

-Puberdade (devido ao aumento dos níveis de hormônios sexuais)

- Período menstrual (também devido a alterações hormonais)

-Pele oleosa

- Síndrome dos ovários policísticos

- Doença da tireoide

- Estresse crônico

- Drogas como esteróides

- Exposição excessiva ao sol

- Suor excessivo

- Uso impróprio de creme facial

- Suscetibilidade genética

 A prevenção:

Como a acne está relacionada à produção excessiva de gordura na pele e à ação de bactérias, algumas medidas que incluem esse fator complexo podem ajudar a prevenir a ocorrência do problema. 

Saber ajustar o tempo de exposição ao sol é um deles. Os raios ultravioleta até têm um efeito antibacteriano, portanto, ficar ao ar livre por um tempo pode ajudar a secar as espinhas. 

Mas o exagero, por sua vez, estimula a oleosidade e atrai microorganismos. Portanto, é recomendável ter cuidado ao se bronzear e não usar filtro solar à base de óleo.

Mantenha a pele limpa, longe da poluição e do acúmulo de resíduos de cremes, e evite o entupimento dos poros. A abordagem ideal é limpar com limpador facial pelo menos de manhã e à noite. 

Mas tenha cuidado: a lavagem excessiva causará o chamado efeito rebote. O corpo sabe que alguns fatores externos estão destruindo as gorduras protetoras, por isso estimulará a produção excessiva de sebo, agravando os cravos e a acne.

As mulheres devem prestar atenção à maquiagem. Alguns cosméticos podem sobrecarregar a pele e causar acne. Vale a pena escolher produtos sem óleo e sem gordura.

Uma alimentação balanceada também faz parte dessa história. 
Embora não haja pesquisas que comprovem que certos alimentos causam essas manchas indesejáveis ​​na pele, em algumas pessoas, alimentos com alto teor calórico e alto teor de gordura podem tornar a pele oleosa.

Diagnóstico


Durante a consulta, o dermatologista vai avaliar o estado geral da pele e registrar o histórico médico do paciente para detectar o risco de outras doenças que causam cravos e acne -  como ovário policístico e disfunção tireoidiana, que podem atrapalhar o equilíbrio hormonal. Portanto, é necessário descartar essa possibilidade antes de orientar o tratamento.

Tratamento

Na forma mais branda de acne, geralmente é suficiente lavar a área uma ou duas vezes ao dia com um sabonete neutro. 

Em seguida, use um creme ou loção prescrita por um dermatologista, que contém substâncias como o ácido retinóico para ajudar a desobstruir os poros. Se o médico determinar que é necessário, ele também instruirá antibióticos orais para inibir os efeitos das bactérias.

Em casos mais graves, devido à presença de pus e inflamação, e quando o método alternativo anterior falhar, você pode voltar a usar
Isotretinoína, uma droga que inibe a produção das glândulas sebáceas. 

Mas é dito que esse recurso causa efeitos colaterais, como lábios e pele secos em geral, dores musculares e até alterações no fígado.

Exige, portanto, acompanhamento médico. 

Sem contar que, durante o tratamento, ficam proibidos sol, bebidas alcoólicas e – mais importante ainda – gravidez, porque o remédio provoca malformação fetal.
Para eliminar marcas na pele causadas pela acne, os dermatologistas podem empregar métodos como peeling, microdermoabrasão e laser. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabonete de limpeza energética

10 Receitas grátis de sabonete artesanal #1

Sabonete de óleo de côco