Como fazer sua comunidade sem ter que aparecer o tempo todo
Você já deve ter ouvido a frase "pessoas conectam com pessoas". Se você não aparecer e não falar sobre sua vida, ninguém vai te acompanhar, afinal as pessoas compram VOCÊ.
Você, assim como eu, já deve ter passado por momentos, pensando isso:
Preciso mostrar mais do meu dia
O que vou postar no stories?
Preciso postar meu almoço
Preciso falar mais sobre meus desconfortos...
Você não está errada em pensar isso, e muitas pessoas funcionam bem assim, obrigada, e muitas dessas coisas podem funcionar em certo momento.
Mas não é isso, graças a Deus, que define a construção de uma comunidade fiel e engajada que compra os seus produtos e se tornam clientes fãs.
Principalmente se você está começando ou ainda não teve os resultados que deseja.
Se fosse assim não teria tanta gente carismática fazendo vídeos, mas que não chega a lugar algum.
Então vou te mostrar agora como você pode começar a construir a sua comunidade fiel sem necessariamente mostrar sua cara o tempo todo. Super, né?
1- Defina uma paixão ou um problema em comum e fala disso todos os dias.
Para criar uma comunidade que não depende do seu rosto 24h por dia, você precisa ter um protagonista que não é você. E esse protagonista precisa ser uma PAIXÃO ou um PROBLEMA em comum.
Porque faz sentido participar e permanecer na sua comunidade? Por exemplo: o meu blog to de férias representa isso, você sumir do ambiente porque tá de férias. Na verdade tem mais outros significados. Mas em suma é a paixão por ter um negócio digital sem superexposição.
Vocês não estão se conectando apenas por MIM aqui, mas por esses 2 problemas talvez, o trabalho com o marketing digital e como ter sucesso, aparecendo ou não.
2- tenha uma grande mensagem inspiradora de manifesto
Defina uma grande mensagem inspiradora, uma bandeira. Algo que você defende a partir da sua PAIXAO e PROBLEMA.
Assim, novamente as pessoas não irão se conectar com o seu lindo rosto ou se apegar ao quanto você é ou não carismática, mas com a sua grande MENSAGEM INSPIRADORA.
Todo grande líder possui uma bandeira que levanta. Para criar uma comunidade você necessariamente precisa INSPIRAR para algo maior e apresentar um novo mundo.
3- Mostre que a sua comunidade e mensagem não é para todo mundo.
Lembre-se que aqui estamos indo contra a maré da superexposição de ser amada e idolatrada por todos.
Ao invés de aparecer todos os dias com seu rostinho e esperar que as pessoas confiem e comprem de você, aqui você precisa deixar claro que o seu produto, a sua mensagem e o que você está criando NÃO é pra todo mundo mesmo.
Você também vai trazer um tom de MISTÉRIO.
Por exemplo: o Blog To de Férias é direcionado para quem quer evoluir no marketing digital sem preguiça e sem desculpas! È pra quem quer agarrar a oportunidade de vencer nesse negócio e ficar de boa na praia enquanto os dígitos entram. Sacou?
4- Resolva os problemas e questões da sua comunidade
A bem da verdade é que a sua comunidade não está muito preocupada com seu rosto.
As pessoas querem ter seus problemas resolvidos e estar perto de outras pessoas com os mesmos interesses. Seja por um ser humano, uma máquina, por um sistema, avatar, e por aí vai.
Concentre-se em trazer SOLUÇÕES para os problemas que as pessoas irão relatar a você e veja a sua comunidade ficar cada vez mais forte independentemente se você aparece com frequência ou não.
5- Apesar de não aparecer tanto, mostre que é VOCÊ que está aqui.
Apesar de não aparecer com o rostinho com frequência, mostre que é você que está por trás de tudo e que é você a idealizadora da GRANDE mensagem inspiradora. Como fazer isso?
Aqui eu uso vídeos do Canva e do Unsplash, uso música, textos, figurinhas, em geral abuso da arte digital para me comunicar. Aos poucos a comunidade vai aprender que sou eu, Márcia, quem faço tudo isso. Isso é importante para o fortalecimento e crescimento da comunidade fiel.
Se isso foi útil, comente!
Comentários
Postar um comentário