Sabonete artesanal x Sabonete industrial

 Sabonete Artesanal x Sabonete industrial


artesã

Quais são as diferenças entre os sabonetes convencionais e sabonetes artesanais? E os sabonetes de glicerina, são realmente bons para a pele?

Essas são algumas dúvidas que ouvimos por aí com frequência em relação aos sabonetes. Para responder a essas perguntas, vou explicar com detalhes as principais características dos tipos de sabonete disponíveis para compra hoje, incluindo o processo de fabricação, sua composição e como atuam na nossa pele.

O sabonete convencional

Podemos pensar que saímos ganhando quando economizamos dinheiro comprando um sabonete comum no supermercado, gastando apenas R$ 1,99. Mas aqui, vale a pena se questionar: como um produto que passamos na pele pode ser tão barato?

A verdade é que o que se compra no supermercado não é exatamente um sabonete, é um “detergente sintético”, geralmente feito à base de sebo animal, sem a preciosa glicerina, que foi retirada para ser vendida para a indústria cosmética, alimentícia, química ou farmacêutica. O que sobra é uma massa sem a parte hidratante, onde se acrescenta fragrância e corantes sintéticos, além de inúmeros produtos químicos como conservantes.

O sabonete comercial é ótimo para lavar louça e roupas, mas não para a sua pele. Culpa do fabricante de sabonete? Não. O sebo animal não custa quase nada, às vezes é de graça, por ser um subproduto da indústria da carne. Misturado com água e soda cáustica, produz glicerina, um liquido âmbar brilhante, rico, muito precioso para a indústria química.

Esse sabonete retira toda a proteção da sua pele, deixando-a aberta a bactérias e micróbios, causa coceira, alergia, dermatite, descamações… Usar esse tipo de sabonete pode até parecer barato à primeira vista, mas a pequena fortuna gasta com cremes, dermatologista, mais cremes dermatológicos também tem que entrar nessa mesma conta.

Sabonete de glicerina

Ainda na gôndola do supermercado, temos outra opção, os sabonetes de glicerina. Resultado de uma grande evolução da indústria química, o sabonete de glicerina possui transparência, que é provocada por uma espécie de suspensão do estado líquido.

Alguns componentes da massa do sabonete de glicerina, como açúcar, glicerina e álcool, agem como retardadores de cristalização. Desse modo, o sabonete esfria e endurece, sem perder a transparência. Por esse motivo, o sabonete de glicerina é considerado um produto nobre, e de boa qualidade.

O sabonete de glicerina é excelente para a pele, emoliente, hidratante. Na sua fabricação a base glicerinada leva muito menos ingredientes químicos irritativos da pele, como na indústria saboeira tradicional. E a grande vantagem em se lidar com glicerinados artesanais é que a artesã regula  e escolhe os ativos naturais que vão compor o sabonete.

É aí que entra a grande diferença entre os 2 tipos. Os sabonetes glicerinados são naturalmente mais hidratantes, e se turbinados com ervas, argilas, manteigas, extratos e óleos, viram um super sabonete para qualquer tipo de pele. Isso não é show?
Agora que você já sabe, faz a sua escolha. ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabonete de limpeza energética

10 Receitas grátis de sabonete artesanal #1

Sabonete de óleo de côco