10 dicas para vender seu artesanato on line
10 dicas para vender seu sabonete artesanal on-line
Há demasiados clichês por aí afirmando que você será bem sucedido enquanto fizer o que ama. Errado.
Você tem que ser esperto sobre como fazer as coisas, e você tem que colocar no trabalho. Nossa indústria é ampla, vasta e sempre em expansão. Acredito profundamente que há espaço suficiente para todos os fabricantes de sabão e produtos para o cuidado do corpo por aí, mas você realmente tem que afinar seus negócios a fim de fazer ondas no ciberespaço.
Eu desafiaria todos vocês que têm um site comercial on-line a ver o que estão fazendo atualmente, olhar objetivamente para seu atual índice de sucesso, e então se perguntar: "Eu poderia fazer melhor?
Se a resposta a isso for: "Sim, eu poderia fazer melhor on-line", então vamos dar uma olhada em algumas coisas que você pode fazer rápida e facilmente para começar a vender seus produtos de forma mais consistente e com maior quantidade.
O que você está oferecendo atualmente online é suficientemente bom?
Eu sei que você adora o que faz. Todos nós adoramos. É importante em um nível que não pode realmente ser compreendido em palavras. Mas seus clientes em potencial amam tanto quanto você e sua família? Infelizmente, quando você faz a transição da alegria-criação para a produção comercial, você realmente tem que colocar seu objetivo, o chapéu de super-negócio.
Existe um mercado legítimo para seus produtos e, se assim for, seus produtos se destacam o suficiente para competir com a concorrência sempre em expansão que está atualmente online?
Talvez você se propôs a fazer sabão 100% vegetariano e essa foi sua regra rígida como um negócio, mas então todos os outros clientes com quem você fala continuam pedindo sabão de leite de cabra. Talvez você ofereça um se achar adequado para sua empresa. Tenha em mente que você não pode agradar a todos, mas no mínimo, esteja disposto a se mover quando as oportunidades continuarem aparecendo.
Uma mordida de cada vez.
Como se come um bolo? Uma mordida de cada vez.
É preciso que o artesão desenvolva uma mentalidade de negócios! Então eu lhe perguntarei, quando se trata de seus negócios online, você tem uma mentalidade de artesanato/hobby ou uma mentalidade de negócios?
Uma pessoa artesanal/hobby está se preparando para uma feira para vender seus produtos no próximo evento (o que é perfeitamente bom). Eles correm para o próximo evento e quase desabam de exaustão quando ele termina e o carro está empacotado. Soa familiar?
A pessoa de espírito empresarial está pensando a longo prazo. 2 anos, 5 anos, 10 anos no final da estrada. Eles estão fazendo planos, estabelecendo um orçamento e criando uma visão concreta na mente que depois transferem para o papel.
Ter uma mentalidade de negócios requer paciência. Pode levar algum tempo para atingir o sucesso que você deseja, mas se tudo o que você faz é correr, é provável que você não tenha realmente um alvo claro que você revise todos os dias em primeiro lugar.
Seus clientes são seu sustento. Trate-os como tal.
Seus clientes o procuram e compram de você porque preferem comprar coisas feitas à mão, coisas únicas que vêm diretamente das mãos de pequenas empresas. Eles adoram seus produtos porque eles nutrem sua pele e a pele de sua família. Eles compram de você por causa de sua história. Eles compram com emoção.
Portanto, seja aberto e transparente com seus clientes e clientes potenciais. Permita que eles o conheçam de forma pessoal e profissional através de ótimas fotos e de uma página muito genuína Sobre.
Muita gente, quando tem de escrever uma página Sobre genuína, quase sempre vejo que não suportam escrever sobre si mesmos, ou que não têm nada de valor para compartilhar ou ainda, que não sabem como escrever. Isso não é verdade, e essa atitude prejudica não só você e sua auto-estima, mas essa vibração se transferirá para seu cliente potencial. Seja genuíno, aberto e honesto com sua história. Se você for, as pessoas encontrarão sentido nela.
Ter uma página dedicada ao melhor de quem você e sua empresa são constrói a confiança. Isso vale para todas as redes sociais.
E por amor a todas as coisas sagradas, por favor, use escrita profissional e apropriada ao conversar com os clientes on-line. Use saudações. Não lhes envie nada, seja uma carta ou e-mail com a mesma frase e sintaxe que você usa para enviar um texto a seu amigo ou cônjuge. Seja profissional.
E finalmente sobre este tópico, e é lamentável que eu tenha visto tanto disto, NUNCA menospreze um cliente em um fórum on-line ou pessoalmente. Nunca. Simplesmente não o faça. Mesmo que você não use o nome deles, não o faça.
Sim, você terá alguns mal cheirosos, mas nunca deixe uma palavra ruim sobre um cliente cruzar os cantos de sua boca. Os deuses dos negócios estão sempre ouvindo. Você está simplesmente pedindo mais do que não quer ao fazer isso. E, por isso, não coloque nenhum de seus problemas no ar em um fórum/grupo aberto ao público. Todos nós já temos o suficiente.
Sua fotografia de produto é tudo. TUDO.
Se você não está 110% satisfeito com sua fotografia atual online, você tem que melhorá-la. Você só tem que melhorar. Existem muitas plataformas online e através de aplicativos de mídia social que não permitem a mediocridade da fotografia.
Vivemos agora em um mundo visual online. Seu sabonete poderia literalmente ser feito com o suor e as lágrimas de O Buda, O Papa e a própria Beyoncé, mas se suas fotos de produtos não prestam, ninguém se importará.
Simplifique seu menu.
Alguma vez viu aquelas melhorias nos restaurantes, no programa Inferno Na Cozinha mostrando onde entra o cozinheiro, o cozinheiro sabichão, para ajudar o restaurante em dificuldades?
Em cada episódio que você assiste a esses programas, uma coisa é certa; o especialista sempre, sem falta, diz a eles para simplificarem seu cardápio. Reduza a quantidade de produtos que você vende e, ao fazê-lo, faça-os com qualidade impecável e estabeleça um sistema que seja facilmente reproduzido.
Quando seu negócio começar a crescer, o tempo necessário para fotografar/descrever/título/edição, etc., etc., cada novo produto será tempo que você não terá.
Além disso, as pessoas se perderão com demasiadas escolhas. Se você tem atualmente 30 produtos diferentes que vende, tente reduzi-los em 30 - 50% e depois faça aqueles produtos de primeira linha com os melhores ingredientes e embalagens.
Você ficará surpreso em como isto ajuda seu negócio. Ele permite que você mantenha um estoque menor de materiais e honestidade para com seu cliente sobre a nata de seu negócio; a melhor prateleira, se você quiser.
Mude se você precisar mudar.
Se você não ganhou nenhum vaor no decorrer de alguns meses, terá que fazer algo diferente. Talvez sejam os seus produtos. Talvez seja um aditivo em seus produtos. Talvez seja o nome de seus produtos.
Ou e se você agarrar uma causa e amarrá-la ao seu negócio? E se você der lucro a uma causa digna e expressar isso através de seu site e de todos os seus materiais de marketing?
O que quer que seja para você, não tenha medo de mudar (Eu mudei!). Faça um inventário sério e objetivo de seus negócios.
Se não parecer como você quer, mude. Alguns dos maiores negócios do mundo mudaram... grandes mudanças (Apple, Amazon, Starbucks, etc.). E todos nós vimos o que acontece às grandes empresas, outrora bem sucedidas, que tinham medo de mudar (Blockbuster, Kodak, Blackberry Phones, etc.).
Os boletins informativos por e-mail são obrigatórios.
Está ficando cada vez mais difícil para as empresas chegar à frente de potenciais compradores através das mídias sociais. Você pode postar, twittar e Instagramar até que seu rosto caia, mas a menos que você pague pela publicidade, o sistema é tal que você não vai conseguir atingir tantas pessoas quanto você quiser.
E se você pagar por anúncios através das mídias sociais, ainda é um jogo de esboço - você pode ter muitos novos gostos, mas será que os anúncios sempre se traduzem em vendas?
O e-mail ainda é a melhor maneira de se conectar com seus clientes. Quer alguém assine sua newsletter a partir de um formulário em seu site, ou um pop-up de assinatura, ou uma inscrição opt-in na página de check-out, seu cliente (ou potencial cliente) deu o passo para confiar suas informações a você. Eles lhe deram permissão para contatá-los diretamente através de seu e-mail. Isto é ouro! Você deve aproveitar esta oportunidade o máximo que puder.
Minha recomendação no envio de newsletters é não pedir uma venda todas as vezes. Entregue materiais educativos, cômicos (se a marca permitir), informativos.
O que quer que você faça, continue construindo sua lista de newsletter e sempre trate as pessoas com respeito, dando-lhes valor.
Preze seus produtos para que seu negócio tenha lucro.
A grande maioria de nós, artesãos, não temos uma educação comercial formal, então quando iniciamos nosso negócio, temos uma perspectiva de hobby (e justificadamente).
Infelizmente, quando se trata de preços, a perspectiva de hobby geralmente não cobra o suficiente. Muitas pessoas fazem apenas uma pequena pesquisa de mercado e se contentam com um preço para sua barra de sabão ou frasco de esfoliante de açúcar que normalmente mina o sangue, o suor e as lágrimas que foram feitas em cada um deles.
Por mais louco que isto possa parecer, não tente nem mesmo competir no preço. Sempre haverá alguém por aí vendendo mais barato do que você, mas você acha que isso importa para empresas como Apple, Nike ou Victoria Secret? Veja, estas empresas viraram a mesa - em vez de terem a mentalidade de: "Por favor, você não vai comprar algo de mim?" elas dizem: "Você sabe que precisa disto em sua vida e este é o custo de entrar nesta cultura". Vê a diferença?
A única advertência para aumentar seus preços é que sua aparência, sensação e esquema geral de marca tem que garantir o preço mais alto. Aumente seu jogo se for necessário - obter novas embalagens, um novo designer e/ou fotografia de novos produtos.
Aumentar suas barras de sabão em apenas $1 depois de fazer tudo isso fará uma grande diferença e você terá seu retorno sobre seu investimento em relação ao re-branding.
Isto deve ser óbvio, mas adquira seu próprio website.
É relativamente barato de fazer, e é da maior importância ser autônomo na Internet. Eu tinha uma loja na Nuvemshop e recomendo, é bom, e você pode trazer alguma receita através dele, mas ter sua própria URL é rei na cidade cibernética.
Estabelecer metas. Não queira estar no alto sem mencionar o estabelecimento de metas!
Em sua longa lista de objetivos, eu daria prioridade à criação de um orçamento para o seu negócio. Descubra quanto tudo está custando para você fazer e orçamento de acordo com a receita que você está projetando sua empresa para fazer a cada mês.
E novamente, se você precisar de ajuda para fazer isso, encontre alguém que o ajude. Nos negócios e na vida, você tem 3 opções quando se trata de coisas que você tem absolutamente que fazer; Faça-o. Despreze-o. Delegue. Você tem que fazer uma destas 3 coisas. Você só tem que fazer.
Se você não pode fazer você mesmo, encontre alguém para delegar ou para treinar você. Se você desprezar uma coisa importante por não saber como ou por medo, você provavelmente não está pronto para dar o próximo passo nos negócios.
E se você gostou desse conteúdo, compartilhe. Se você quer fazer diferente na saboaria e começar do jeito certo, acesse o Curso de Sabonetes Artesanais, clicando aqui e veja as diversas vantagens.
Comentários
Postar um comentário