5 Negócios Lucrativos

5 Negócios Lucrativos

Você está pensando em começar um negócio on-line? Você está com sorte! Os conselhos, recursos e ferramentas que coletamos podem ajudá-lo a montar um. Este é um ótimo momento para começar uma corrida lateral para ganhar dinheiro enquanto trabalha, estuda ou mesmo quando está de férias.

empresária


1. Transmitir vídeos pela Twitch

A Twitch é uma plataforma online voltada ao público gamer que permite a monetização de conteúdos em vídeo. Se você é um jogador, pode ganhar dinheiro transmitindo partidas ao vivo, desde que conquiste uma audiência relevante no site.

Outras opções para ganhar dinheiro na Twitch são trabalhar como afiliado, divulgando transmissões de outros usuários, e promover sua loja virtual na plataforma com conteúdos informativos.

2. Abrir um brechó online

Os brechós vêm se popularizando na internet e são uma ótima opção de negócio online para ganhar dinheiro. O segredo é apostar na plataforma certa e escolher peças diferenciadas para vender na sua loja virtual.

O site mais usado para vender roupas e acessórios usados é o Enjoei, que conta com um sistema profissional de envio e pagamento online. Nas vendas padrão do site, é cobrada uma comissão fixa de 18% sobre o valor da transação.

Outra opção é abrir seu próprio brechó virtual com uma plataforma de e-commerce, evitando as taxas de sites de vendas.

3. Vender itens usados

Além de roupas, você pode vender outros produtos usados que têm mercado na internet. O segmento de celulares usados, por exemplo, tem crescido cada vez mais.

Ainda é possível vender móveis, objetos de decoração, instrumentos musicais, eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Algumas plataformas usadas para esse fim são a OLX e o Mercado Livre.

4. Criar um clube de assinatura

Os clubes de assinatura são um sucesso da economia da recorrência. Nessas empresas, os assinantes pagam um valor fixo mensal para receber um kit de produtos temático.

Existem clubes de assinatura de vinhos, cervejas, produtos para pets, cosméticos, livros e muito mais. Você só precisa encontrar um ramo em alta e criar kits atrativos com um bom serviço de frete para lucrar nessa área.

5. Criar um portal de negócios

Existem diversos portais na internet dedicados a conectar empresas. A Distrito, por exemplo, é uma plataforma que promove negócios entre startups e empresas, fomentando a inovação no mercado.

Outro exemplo é o Portal Nacional da Indústria, que facilita a busca de fornecedores dentro desse mercado. Basicamente, esses sites cobram assinaturas de empresas para promover a conexão com diferentes serviços e parceiros.

Logo, pode ser uma ótima ideia de negócio online criar um portal com base nas necessidades de um mercado específico.

Como montar um negócio online?

Depois de entender qual modelo de negócio é o ideal para você, é hora de mapear suas ações. Para garantir que você comece a empreender de forma organizada e segura, é preciso se ater a alguns passos importantes.

Confira na sequência algumas dicas de como começar um negócio online. 💡

1. Defina o seu produto ou serviço

Definir o seu produto ou serviço é fundamental para garantir que seu negócio evolua. Somente a partir disso que você poderá dar início às suas estratégias de marketing, vendas etc.

Para isso, é importante entender se existe demanda online para o que você pretende oferecer. Você pode descobrir isso fazendo pesquisas, interagindo em redes sociais e acompanhando empresas que fazem um trabalho semelhante ao seu.

Quanto mais informações prévias você tiver, mais fácil será colocar o seu produto ou serviço no mercado. Portanto, dedique um tempo para essas etapas preliminares.

2. Identifique o seu público-alvo

Tão importante quanto definir o seu produto ou serviço é identificar o seu público-alvo. Pense que, de nada adianta ter um negócio bem estruturado se você não souber onde encontrar sua audiência.

Desse modo, é de suma importância buscar conhecer os perfis que compõem o seu público focal. A partir disso, você pode mapear onde e como encontrá-los no ambiente virtual e desenhar estratégias de conversão mais assertivas.

Uma prática bastante útil neste processo é a criação de uma persona (ou buyer persona) para o seu negócio. Ela se trata de uma representação semi-fictícia do seu cliente que pode te ajudar a identificar oportunidades de venda.

Enquanto o seu público é composto por um grupo de pessoas com determinadas características, a persona consiste em um personagem único que simula os atributos de um comprador real. Por exemplo, se você trabalha com instrumentos musicais, sua persona deve ser alguém que possui hábitos e interesses voltados para música, que tenha determinado poder aquisitivo, resida em locais de maior consumo cultural etc.

3. Conheça suas responsabilidades legais

Mesmo que estejamos falando sobre negócios online, é importante lembrar que existem leis e normas voltadas para o ambiente virtual. Diante disso, você deve saber quais são os deveres e responsabilidades essenciais para manter o seu negócio dentro da legalidade.

Um dos pontos importantes sobre trabalhar na internet é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados. Essa norma visa a garantir a segurança dos dados pessoais coletados, armazenados e compartilhados no ambiente virtual.

Dedique tempo para entender os trâmites burocráticos do seu negócio. Assim, você evita dores de cabeça no futuro.

4. Crie um plano financeiro

Não tem como começar um negócio sem falar sobre dinheiro, certo? Por isso, é de extrema importância que possua um plano financeiro bem desenhado.

Pense que, a fase inicial de qualquer negócio dificilmente será sobre lucro. O primeiro momento tende a ser voltado para investimentos, descobertas e aprendizados. Por esse motivo você deve organizar suas finanças com muita cautela.

Criar um plano financeiro irá te ajudar a separar os orçamentos do seu negócio de suas despesas pessoais. Além disso, fica mais fácil saber quais quantias você possui para cada frente da sua empresa (marketing, vendas etc).

5. Crie uma rotina de trabalho equilibrada

Falando um pouco sobre bem estar, não podemos deixar a qualidade de vida de lado, não é mesmo? Portanto, ao começar um negócio online é importante que você crie uma rotina de trabalho que equilibre eficiência e saúde.

Um erro muito comum de empreendedores e pessoas que trabalham em casa é não definir horários para as tarefas. Em consequência disso, você pode acabar sobrecarregado, prejudicando a sua saúde e a do seu negócio.

Sendo assim, procure organizar suas atividades profissionais em uma carga horária que não comprometa seu descanso, alimentação e lazer.

6. Mantenha-se informado

Para finalizar, esta é uma dica que a gente deve levar para a vida. Independentemente de seu nicho de atuação, manter-se informado sobre o mercado é crucial para o crescimento do seu negócio.

Quando falamos do mercado digital, essa atenção precisa ser dobrada, visto que, transformações acontecem constantemente. Diante disso, procure se informar sobre as novidades, tendências, estudos etc. Isso irá te ajudar a conquistar mais clientes e a acompanhar as diversas mudanças comportamentais que podem vir a acontecer.

As redes sociais podem ser ótimos canais para encontrar especialistas, profissionais e canais com autoridade sobre assuntos importantes para o seu negócio. Procure acompanhar esses perfis, informação nunca é demais.

Quais são as vantagens de um negócio online?

Devido à vasta conectividade e troca de informações que acontecem na internet, são diversas as formas de ganhar dinheiro online. Todavia, quanto mais informações você tiver, mais chances você terá de obter sucesso.

Portanto, além de conhecer as oportunidades de trabalho, é importante entender se vale a pena investir em um negócio online, certo? Para isso, separei algumas vantagens em apostar nesse mercado, confira-as na sequência.

1. Maior alcance de público

Sem dúvidas, um negócio digital dispõe de recursos e ferramentas que podem te ajudar a chegar até seu público muito mais rápido, se compararmos a um negócio tradicional. Na internet, são inúmeras as formas de buscar engajamento, basta entender qual estratégia faz mais sentido com o seu modelo de negócio e aplicá-la corretamente.

2. Baixo investimento inicial

A maioria das empresas digitais não demandam altos investimentos iniciais. Isso porque muitos custos que envolvem a abertura de uma empresa física não existem no ambiente virtual.

Com isso, é possível abrir um negócio sem a necessidade de investir grandes quantias em dinheiro. Além disso, o seu ROI (Retorno sobre investimento) pode acontecer de forma mais rápida.

3. Flexibilidade para trabalhar

Com um negócio 100% online, você pode criar uma rotina que se encaixe perfeitamente no seu dia a dia. Sem a necessidade de ir até um escritório ou de cumprir a mesma carga horária todo dia, você ganha mais flexibilidade para trabalhar.

Claro que, para que o negócio dê certo, é necessário disciplina e responsabilidade. No entanto, por se tratar de um modelo virtual e remoto, cabe a você desenhar uma agenda que funcione de forma equilibrada e saudável.

4. Simplicidade na gestão

A gestão de um negócio virtual é muito mais simples em relação a um negócio físico. Pense que todas as preocupações que envolvem a manutenção de um prédio ou escritório simplesmente deixam de existir. Assim, o seu foco é direcionado para outras frentes do negócio.

Além de trazer mais simplicidade para a gestão da sua empresa, você também consegue colocar esforços em questões mais importantes.

5. Equipe descentralizada

Assim como você pode trabalhar de qualquer lugar, caso monte uma equipe, isso se aplicará a ela também. Desse modo, você não precisa se preocupar em contratar pessoas que morem na mesma região, é possível focar apenas no perfil profissional que você busca.

Isso, definitivamente, derruba limitações no processo de contratação e permite que você encontre mais perfis potenciais para sua equipe.

6. Atendimento personalizado

Operando com canais completamente virtuais, você pode investir em modelos personalizados para atendimento ao cliente. Além de ajudar você a organizar seu fluxo de atendimento, isso te dá vantagens competitivas com sua audiência.

O atendimento personalizado é uma das principais tendências do mercado digital. O público tende a priorizar marcas que ofereçam um suporte não apenas efetivo, mas também ágil e humanizado.

Canais como o WhatsApp, por exemplo, têm sido cada vez mais requisitados por consumidores de empresas online. Portanto, você tem a oportunidade de entender o tipo de atendimento que seu público busca e trabalhar em cima disso.

Entendeu como montar um negócio online?

Com tanta informação, você deve estar em dúvida sobre os tipos de negócio online para investir. Mas não se preocupe! O ideal é que você use essas dicas para analisar qual modelo de negócio combina mais com você.

A partir disso, você pode começar a criar seu projeto e investir na sua empresa online. Vantagens e oportunidades não faltam. Portanto, tire aquele seu projeto do papel e dê vida ao seu sonho. 😉

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