5 Negócios Lucrativos
5 Negócios Lucrativos
Você está pensando em começar um negócio on-line? Você está com sorte! Os conselhos, recursos e ferramentas que coletamos podem ajudá-lo a montar um. Este é um ótimo momento para começar uma corrida lateral para ganhar dinheiro enquanto trabalha, estuda ou mesmo quando está de férias.
1. Transmitir vídeos pela Twitch
A Twitch é uma plataforma
online voltada ao público gamer que permite a monetização de conteúdos em
vídeo. Se você é um jogador, pode ganhar dinheiro transmitindo partidas ao
vivo, desde que conquiste uma audiência relevante no site.
Outras opções para ganhar
dinheiro na Twitch são trabalhar como afiliado, divulgando transmissões de
outros usuários, e promover sua loja virtual na plataforma com conteúdos
informativos.
2. Abrir um brechó online
Os brechós vêm se popularizando
na internet e são uma ótima opção de negócio online para ganhar dinheiro. O
segredo é apostar na plataforma certa e escolher peças diferenciadas para
vender na sua loja virtual.
O site mais usado para vender
roupas e acessórios usados é o Enjoei, que
conta com um sistema profissional de envio e pagamento online. Nas vendas
padrão do site, é cobrada uma comissão fixa de 18% sobre o valor da
transação.
Outra opção é abrir seu próprio
brechó virtual com uma plataforma de e-commerce, evitando as taxas de sites de
vendas.
3. Vender itens usados
Além de roupas, você pode vender
outros produtos usados que têm mercado na internet. O segmento de celulares
usados, por exemplo, tem crescido cada vez mais.
Ainda é possível vender móveis,
objetos de decoração, instrumentos musicais, eletrônicos, eletrodomésticos,
etc. Algumas plataformas usadas para esse fim são a OLX e o
Mercado Livre.
4. Criar um clube de assinatura
Os clubes de assinatura são um
sucesso da economia
da recorrência. Nessas empresas, os assinantes pagam um valor fixo
mensal para receber um kit de produtos temático.
Existem clubes de assinatura de
vinhos, cervejas, produtos para pets, cosméticos, livros e muito mais. Você só
precisa encontrar um ramo em alta e criar kits atrativos com um bom serviço de
frete para lucrar nessa área.
5. Criar um portal de negócios
Existem diversos portais na
internet dedicados a conectar empresas. A Distrito, por exemplo, é uma plataforma que promove
negócios entre startups e empresas, fomentando a inovação no mercado.
Outro exemplo é o Portal
Nacional da Indústria, que facilita a busca de fornecedores dentro desse
mercado. Basicamente, esses sites cobram assinaturas de empresas para
promover a conexão com diferentes serviços e parceiros.
Logo, pode ser uma ótima ideia de
negócio online criar um portal com base nas necessidades de um mercado
específico.
Como montar um negócio online?
Depois de entender qual modelo de
negócio é o ideal para você, é hora de mapear suas ações. Para garantir que
você comece a empreender de forma organizada e segura, é preciso
se ater a alguns passos importantes.
Confira na sequência algumas
dicas de como começar um negócio online. 💡
1. Defina o seu produto ou serviço
Definir o seu produto ou serviço
é fundamental para garantir que seu negócio evolua. Somente a partir disso
que você poderá dar início às suas estratégias de marketing, vendas etc.
Para isso, é importante entender
se existe demanda online para o que você pretende oferecer. Você pode descobrir
isso fazendo pesquisas, interagindo em redes sociais e acompanhando empresas
que fazem um trabalho semelhante ao seu.
Quanto mais informações prévias
você tiver, mais fácil será colocar o seu produto ou serviço no mercado.
Portanto, dedique um tempo para essas etapas preliminares.
2. Identifique o seu público-alvo
Tão importante quanto definir o
seu produto ou serviço é identificar o seu público-alvo. Pense que, de nada
adianta ter um negócio bem estruturado se você não souber onde encontrar sua
audiência.
Desse modo, é de suma importância
buscar conhecer os perfis que compõem o seu público focal. A partir
disso, você pode mapear onde e como encontrá-los no ambiente virtual e desenhar
estratégias de conversão mais assertivas.
Uma prática bastante útil neste
processo é a criação de uma persona (ou buyer
persona) para o seu negócio. Ela se trata de uma representação
semi-fictícia do seu cliente que pode te ajudar a identificar oportunidades de
venda.
Enquanto o seu público é composto
por um grupo de pessoas com determinadas características, a persona consiste em
um personagem único que simula os atributos de um comprador real. Por exemplo,
se você trabalha com instrumentos musicais, sua persona deve ser alguém que
possui hábitos e interesses voltados para música, que tenha determinado poder
aquisitivo, resida em locais de maior consumo cultural etc.
3. Conheça suas responsabilidades legais
Mesmo que estejamos falando sobre
negócios online, é importante lembrar que existem leis e normas voltadas para o
ambiente virtual. Diante disso, você deve saber quais são
os deveres e responsabilidades essenciais para manter o seu
negócio dentro da legalidade.
Um dos pontos importantes sobre
trabalhar na internet é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados. Essa norma
visa a garantir a segurança dos dados pessoais coletados, armazenados e
compartilhados no ambiente virtual.
Dedique tempo para entender os
trâmites burocráticos do seu negócio. Assim, você evita dores de cabeça no
futuro.
4. Crie um plano financeiro
Não tem como começar um negócio
sem falar sobre dinheiro, certo? Por isso, é de extrema importância que possua
um plano financeiro bem desenhado.
Pense que, a fase inicial de
qualquer negócio dificilmente será sobre lucro. O primeiro momento tende a ser
voltado para investimentos, descobertas e aprendizados. Por
esse motivo você deve organizar suas finanças com muita cautela.
Criar um plano financeiro irá te
ajudar a separar os orçamentos do seu negócio de suas despesas pessoais. Além
disso, fica mais fácil saber quais quantias você possui para cada frente da sua
empresa (marketing, vendas etc).
5. Crie uma rotina de trabalho equilibrada
Falando um pouco sobre bem estar,
não podemos deixar a qualidade de vida de lado, não é mesmo? Portanto, ao
começar um negócio online é importante que você crie uma rotina de
trabalho que equilibre eficiência e saúde.
Um erro muito comum de
empreendedores e pessoas que trabalham em casa é não definir horários para as
tarefas. Em consequência disso, você pode acabar sobrecarregado, prejudicando a
sua saúde e a do seu negócio.
Sendo assim, procure organizar
suas atividades profissionais em uma carga horária que não comprometa seu
descanso, alimentação e lazer.
6. Mantenha-se informado
Para finalizar, esta é uma dica
que a gente deve levar para a vida. Independentemente de seu nicho de atuação,
manter-se informado sobre o mercado é crucial para o crescimento do seu
negócio.
Quando falamos do mercado
digital, essa atenção precisa ser dobrada, visto que, transformações acontecem
constantemente. Diante disso, procure se informar sobre as novidades,
tendências, estudos etc. Isso irá te ajudar a conquistar mais clientes e a
acompanhar as diversas mudanças comportamentais que podem vir a acontecer.
As redes sociais podem ser ótimos
canais para encontrar especialistas, profissionais e canais com autoridade
sobre assuntos importantes para o seu negócio. Procure acompanhar esses
perfis, informação nunca é demais.
Quais são as vantagens de um negócio online?
Devido à vasta conectividade e
troca de informações que acontecem na internet, são diversas as formas
de ganhar dinheiro online. Todavia, quanto mais informações você tiver,
mais chances você terá de obter sucesso.
Portanto, além de conhecer as
oportunidades de trabalho, é importante entender se vale a pena investir em um
negócio online, certo? Para isso, separei algumas vantagens em apostar nesse
mercado, confira-as na sequência.
1. Maior alcance de público
Sem dúvidas, um negócio digital
dispõe de recursos e ferramentas que podem te ajudar a chegar até seu
público muito mais rápido, se compararmos a um negócio tradicional. Na
internet, são inúmeras as formas de buscar engajamento, basta entender qual
estratégia faz mais sentido com o seu modelo de negócio e aplicá-la
corretamente.
2. Baixo investimento inicial
A maioria das empresas digitais
não demandam altos investimentos iniciais. Isso porque muitos custos que
envolvem a abertura de uma empresa física não existem no ambiente virtual.
Com isso, é possível abrir um
negócio sem a necessidade de investir grandes quantias em dinheiro.
Além disso, o seu ROI (Retorno sobre investimento) pode acontecer de forma mais
rápida.
3. Flexibilidade para trabalhar
Com um negócio 100% online, você
pode criar uma rotina que se encaixe perfeitamente no seu dia a dia. Sem a
necessidade de ir até um escritório ou de cumprir a mesma carga horária todo
dia, você ganha mais flexibilidade para trabalhar.
Claro que, para que o negócio dê
certo, é necessário disciplina e responsabilidade. No entanto, por se
tratar de um modelo virtual e remoto, cabe a você desenhar uma agenda que
funcione de forma equilibrada e saudável.
4. Simplicidade na gestão
A gestão de um negócio virtual é
muito mais simples em relação a um negócio físico. Pense que todas as
preocupações que envolvem a manutenção de um prédio ou escritório simplesmente
deixam de existir. Assim, o seu foco é direcionado para outras frentes do
negócio.
Além de trazer mais simplicidade
para a gestão da sua empresa, você também consegue colocar esforços em questões
mais importantes.
5. Equipe descentralizada
Assim como você pode trabalhar de
qualquer lugar, caso monte uma equipe, isso se aplicará a ela também. Desse
modo, você não precisa se preocupar em contratar pessoas que morem na mesma
região, é possível focar apenas no perfil profissional que você busca.
Isso, definitivamente, derruba
limitações no processo de contratação e permite que você encontre mais perfis
potenciais para sua equipe.
6. Atendimento personalizado
Operando com canais completamente
virtuais, você pode investir em modelos personalizados para atendimento ao
cliente. Além de ajudar você a organizar seu fluxo de atendimento, isso te
dá vantagens competitivas com sua audiência.
O atendimento personalizado é uma
das principais tendências do mercado digital. O público tende a priorizar
marcas que ofereçam um suporte não apenas efetivo, mas também ágil e
humanizado.
Canais como o WhatsApp,
por exemplo, têm sido cada vez mais requisitados por consumidores de empresas
online. Portanto, você tem a oportunidade de entender o tipo de atendimento que
seu público busca e trabalhar em cima disso.
Entendeu como montar um negócio
online?
Com tanta informação, você deve
estar em dúvida sobre os tipos de negócio online para investir. Mas não se
preocupe! O ideal é que você use essas dicas para analisar qual modelo de
negócio combina mais com você.
A partir disso, você pode começar
a criar seu projeto e investir na sua empresa online. Vantagens e oportunidades
não faltam. Portanto, tire aquele seu projeto do papel e dê vida ao seu
sonho. 😉
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