Marketing digital Iniciantes
Marketing Digital para Iniciantes
O ambiente digital dispõe de inúmeras possibilidades. São muitas estratégias, ações, vertentes e ferramentas que podem assustar ou intimidar profissionais que querem ingressar na área de marketing digital para iniciantes. Não se sinta mal caso esteja perdido, isso é normal para quem escolhe esta carreira.
Se
você está buscando entender sobre marketing digital e quer saber o que é
necessário para se destacar e começar na área, este artigo é para você!
Oportunidades: marketing digital para iniciantes
A
área está em crescimento acelerado, considerando que estamos vivendo uma revolução
tecnológica e uma transformação
digital constante dentro de negócios focados em produtos e
serviços. Sendo assim, os meios digitais se tornam cada vez mais presentes no
dia a dia das pessoas.
O
online se tornou algo comum e o marketing também adentrou nisso. Nesse
contexto, as pessoas estão desenvolvendo cada vez mais seu senso crítico,
diante do grande acesso às informações que recebem e enviam todos os dias.
Nas
empresas, por exemplo, o marketing digital não é luxo, mas sim uma necessidade.
Qualquer organização que pense no futuro está
investindo em técnicas e estratégias de marketing digital, ou seja, vagas não faltam e o mercado está lotado
de oportunidades de marketing digital para iniciantes. Quem não investe sempre
estará em desvantagem perante os outros.
10
dicas de como começar uma carreira dentro do marketing digital para iniciantes
Sabendo
do potencial da área, imaginamos que você está ainda mais interessado no
marketing digital para iniciantes, certo? Sendo assim, vamos te dar 10 dicas
para começar com tudo. Confira o que você precisa saber:
1) Tente conhecer tudo, mas também se especialize em algo:
Uma carreira em Marketing possui vários caminhos. São diversas áreas de atuação
e atividades que podem ser exercidas. Você prefere trabalhar com mecanismos de
buscas (SEO) ou mídias sociais? Marketing pago ou orgânico? Essas são algumas
opções existentes que trazem muitas vertentes e tipos de profissões. A melhor
forma de escolher é conhecer todas.
2) Busque conhecer suas ferramentas e linguagens
Independentemente
da especialização escolhida, ser capaz de analisar campanhas de marketing
digital e entender o que funciona ou não é uma skill crucial para esse
profissional.
São
diversas formas de analisar o comportamento
do consumidor, entendendo e interpretando dados para uma campanha. Essa
habilidade é fundamental para a tomada
de decisões, sendo um fator que também pode determinar o crescimento ou
sucesso de uma empresa.
Além
disso, tente praticar desde o começo, mesmo que ainda não trabalhe na área. Que
tal criar seu próprio blog e redes sociais, aplicando estratégias e utilizando
as ferramentas de marketing digital?
3) A importância de cuidar da imagem e influência no online:
Ao
atuar com marketing digital, é necessário construir a marca, formando uma rede
interessante de seguidores e interessados. É importante não banalizar as
páginas e espaços online com coisas desnecessárias.
A
marca sendo um gerador de conteúdo e tendo um posicionamento virtual, deve
criar um conteúdo de qualidade, sempre objetivando trazer mais reconhecimento, autoridade
e leads com foco no público-alvo.
4) Networking faz toda a diferença:
É
essencial conhecer pessoas, participar de eventos, criar relacionamentos e
cultivá-los além do online. Isso porque são diferenciais para quem quer entrar
na carreira de marketing digital.
É
importante saber sobre profissionais e outras empresas, além de conhecer seu
próprio nicho para entender quais são as carências do momento e os
influenciadores digitais atuais que ditam tendências.
5) Busque atualização constante:
Com
a constante transformação digital, o marketing digital e a internet também
evoluem. Você nunca vai parar de aprender. Mantenha-se atualizado sobre as tendências e
busque informações.
Conhecer
o comportamento do usuário e estar aberto para se adaptar às mudanças, traçando
estratégias, faz toda a diferença no trabalho de marketing digital.
6) Conheça técnicas de outras áreas:
Não
é necessário saber como codificar programas ou construir websites, mas, no dia
a dia, você poderá trabalhar com programadores, cientistas
de dados, além de outros especialistas que podem atuar no marketing
online.
Sendo
assim, ter um conhecimento básico de linguagens
de programação, web, HTML é
um diferencial para o profissional da área e ainda ajuda a entender com mais
exatidão os limites e oportunidades das campanhas de marketing criadas.
7)
Capriche no currículo:
Tendo
esses conhecimentos acima, mostre em seu currículo que você é capaz de produzir
resultados, encarar desafios e trabalhar em qualquer ambiente, mesmo que ainda
não tenha experiência na área digital.
O LinkedIn também é um ótimo
meio para ser notado, pois muitas empresas apostam na plataforma para tomar
decisões de contratação. Use palavras-chaves para descrever suas habilidades.
Não precisa de um texto longo descrevendo todas elas, seja direto.
8) Tenha curiosidade e paixão pela carreira:
As
pessoas que atuam na área e manifestam esses sentimentos e características,
normalmente são capazes de inovar, ter muita criatividade e sair da caixa em
suas atuações, podendo identificar também tendências para o futuro. Isso
reflete como um diferencial no trabalho diário e, consequentemente, para a empresa
e sua equipe.
9) Seja curioso:
A
curiosidade é uma aliada muito forte para se descobrir e criar novos formatos,
produtos, estratégias, ações e soluções nas campanhas de marketing digital.
Esta característica pode levar o profissional à vanguarda da área.
10) Entenda o básico de inglês:
Você
não precisa falar, ler e escrever fluentemente, mas é recomendável que o
profissional entenda pelo menos o básico da língua. Isso porque os melhores
eventos, cursos e artigos normalmente priorizam o inglês. Além de diversos
termos do dia a dia do profissional que também podem estar no idioma, como
inbound marketing.
O
Google Tradutor ajuda bastante, mas nem sempre traz respostas efetivas. Nem
todos os cursos gringos, por exemplo, trazem dublagens ou legendas.
Invista em seu futuro!
Gostou
das dicas de hoje? Agora que já tem as dicas de marketing digital para
iniciantes e provavelmente percebeu que a área é repleta de possibilidades e
atuações, seja em grandes empresas ou até mesmo para si próprio.
Na
Era Digital, é bem nítido que as estratégias de marketing, assim como o uso das
ferramentas corretas, têm o poder de mudar o rumo das empresas.
A
área não possui uma faculdade específica, voltada somente para o digital.
Entretanto, possuir um diploma pode ser um diferencial ainda maior para
conseguir oportunidades e ingressar na carreira, pois é uma garantia de uma
base de conhecimento.
Felizmente,
existem muitos cursos ótimos voltados especificamente para o digital, e suas
certificações são diferenciais na área. Que tal se inscrever no curso de Marketing Digital do Alex Vargas? Esse curso prepara o aluno do zero ou capacitam os que já
estão na área para lidar com qualquer desafio que possa surgir no mercado.
Comentários
Postar um comentário